25/06/2019

Inspeção Sanitária Prefeitos dão sinal verde para implantação do SIMC Prefeitos e secretários municipais de Agricultura das cidades participantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, reunidos em Ituiutaba segunda-feira (24/06), deram importante passo para implementação do Selo de Inspeção Municipal Consorciado – SIMC. O encontro reforçou a adesão de 11 municípios consorciados ao CIDES, que passarão a contar com o SIMC, que vem sendo elaborado desde 2015. Com o SIMC, pequenos produtores da agroindústria de produtos de origem animal poderão se adequar e solicitar o selo de qualidade de um produto inspecionado que atenda todos os critérios de qualidade na produção. O projeto é pioneiro na região por se tratar de um trabalho conjunto, que vem se tornando possível através da união de esforços entre os municípios. Nesse aspecto, Ituiutaba deverá abrigar a sede do serviço, que contará com pessoal especializado em campo para acompanhar, fomentar e fiscalizar a produção, garantindo a qualidade final dos produtos originários de cada município integrante do projeto. Na aliança com o consórcio, cada município otimizará os investimentos e ainda conseguirá uma economia dos recursos públicos aplicados, visto que haverá a união de esforços com um único, com toda uma estrutura montada para o atendimento das 11 cidades. Novos horizontes A inspeção sanitária por meio do CIDES vem ampliar o mercado para as agroindústrias, já tradicionais na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Após a conquista do selo de inspeção, o produtor conseguirá ampliar sua área de comercialização, alcançando ainda a possibilidade de realizar vendas governamentais por meio do PNAE – Programa Nacional de Alimentação e o Escolar PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. O atendimento às normas sanitárias que serão rigorosamente acompanhadas pelo CIDES busca garantir a segurança alimentar da população consumidora, evitando possíveis contaminações e problemas alimentares com os produtos da agroindústria de origem animal, como queijos, doces, embutidos e produtos processados ou coletados como o mel de abelha.