04/07/2019

Produtores ligados à agricultura familiar participaram da 26ª Hortitec 2019, maior feira do setor de horticultura do Brasil, que aconteceu no município de Holambra (SP). A visita técnica partiu de uma ação da Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento juntamente com os parceiros, a EMATER e SEBRAE.

O grupo formado para conhecer as inovações e tecnologias aplicadas na produção de hortifrútis, apresentadas durante a Hortitec 2019, contou com técnicos da Secretaria de Agricultura, da Emater, iniciativa privada, estagiários do curso de Agronomia na Secretaria de Agricultura e 33 produtores rurais de Ituiutaba.

“A Hortitec é considerada a maior feira do setor de horticultura do país e reúne produtores, profissionais e técnicos dos setores de horticultura e floricultura do Brasil e do Exterior. Portanto, uma excelente oportunidade para que nossos produtores conheçam e assimilem novas tecnologias, que possam contribuir com melhoria da qualidade e aumento da produtividade em suas propriedades”, comentou o secretário de Agricultura, Regys Braga.

“É importante destacar que a agricultura familiar exerce hoje um papel muito importante na produção de alimentos em Ituiutaba. Tanto que somos hoje um dos únicos municípios que conseguiu atingir a cota de 30% de produtos que compõem a merenda escolar, oriundos de produtores familiares, segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE. Mas tudo que está bom, ainda pode melhorar. Por isso, nosso empenho em proporcionar esta visita técnica à Hortitec 2019”, concluiu o secretário.

Segundo o engenheiro agrônomo, Ubiramar Ribeiro Cavalcante, a participação na feira é uma de capacitação técnica no setor. “É importante conhecer o que tem de mais novo no mercado da horticultura e trazer novas informações para aplicar diretamente na produção agrícola do município. É também, uma oportunidade para um contato direto com os produtores do município, conhecendo seus anseios e demandas para este setor”, disse ele.